Mensagem do X Grão-Mestre da G.'.L.'.N.'.P.'. | G.'. L.'. A.'., Cascais, Portugal

À Glória do Grande Arquitecto do Universo

Grande Loja Nacional Portuguesa | Grande Loja dos Antigos Maçons

Maçonaria em Portugal
X Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa, M.'. Resp.'. Ir.'. Manuel Dória Vilar

Muito Respeitável Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Portugal e sua comitiva,
Muito Respeitável Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho de Portugal do REAA e sua comitiva,
Muito Respeitável Presidente do Grande Conselho de Mestres e seus Membros,
Muito Respeitáveis Grandes Oficiais,
Veneráveis Mestres,
Meus Queridos Irmãos em todos os vossos graus e qualidades,

NÓS, Grande Loja Nacional Portuguesa – Grande Loja dos Antigos Livres Maçons de Portugal constituímos uma aliança de homens livres, de todas as origens, de todas as nacionalidades e de todas as crenças e temos como principal referência a pureza e autenticidade da tradição maçónica universal.

NÓS defendemos a Maçonaria Universal, Regular e Tradicional e o princípio da fé em Deus, Grande Arquitecto do Universo e respeitamos em absoluto as tradições específicas da Ordem Maçónica essenciais à regularidade da sua jurisdição.

NÓS somos homens livres e de bons costumes, que se comprometem a pôr em prática um ideal de paz, visando, também, a elevação moral da Humanidade inteira, através do aperfeiçoamento moral dos seus membros no respeito de opiniões e crenças de cada membro sem discussão ou controvérsia, política ou religiosa.

NÓS somos uma OBEDIÊNCIA permanente de união fraterna, onde reina a tolerante e frutuosa harmonia entre os homens, que sem ela seriam estranhos uns aos outros.

NÓS prestamos juramento sobre o Volume da Lei Sagrada, a fim de lhes dar um carácter solene e sagrado, indispensável à sua perenidade e onde estão sempre expostas as três grandes luzes da Ordem: o Volume da Lei Sagrada, um Esquadro e um Compasso, para aí trabalharem segundo o ritual do rito, com zelo e assiduidade e conforme os princípios e regras prescritas pela Constituição e pelos regulamentos gerais da Obediência.

NÓS somos homens de honra, maiores de idade, de boa reputação, leais e discretos, dignos de serem bons irmãos e aptos a reconhecer os limites do domínio do homem, e o infinito poder do Eterno.

NÓS cultivamos o amor da Pátria, a submissão às suas leis e o respeito pela Autoridade constituída, considerando o trabalho como o dever primordial do ser humano que honramos sob todas as formas e no respeito do segredo maçónico.

NÓS, a nível interno deveremos pautar a nossa actuação por uma posição maçónica equilibrada de modo a permitir a entrada de um maior número de Ir´, a sustentabilidade das nossas Lojas e um maior rigor nas sindicâncias na selecção de profanos.

A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

“Não deveis realizar reuniões privadas, nem conversações à parte sem a autorização do Grão-mestre nem falar de coisas inoportunas ou inconvenientes.

Não deveis interromper o Mestre ou os Vigilantes nem nenhum Irmão que esteja falando com o Mestre. Não deveis conduzir a vossa conduta de uma forma ridícula ou de incitamento à discórdia, ao diz-que-diz, mas sim tudo fazer para fazeres chegar ao Grão-Mestre tudo o que ponha em perigo a concórdia e a Grande Loja.

A Fraternidade honra o que merece e torna proscritos os maus modos.

Na Grande Loja Nacional Portuguesa vive-se de igual modo. Não é tolerável a ausência a não ser por necessidade imperiosa, razão que assiste a qualquer membro. As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser Homens bons e leais, nascidos livres, tendo a idade da maturidade de espírito e da prudência; nunca Homens imorais ou escandalosos, mas sim de boa reputação.” In RITUAL DO 1º GRAU - APRENDIZ

A nível internacional a GLNP - Grande Loja dos Antigos Livres Maçons de Portugal faz parte integrante e é um dos membros fundadores da Confederação Internacional das Grandes Lojas Unidas (CIGLU) onde nos fazemos representar regular e anualmente.

A GLNP - Grande Loja dos Antigos Livres Maçons de Portugal é a única Obediência maçónica portuguesa presente na organização e criação da Confederação das Grandes Lojas de África do Rito Escocês Antigo e Aceite e cujo evento ocorreu em 16/06/2017, em Paris.

A GLNP - Grande Loja dos Antigos Livres Maçons de Portugal tem assento como membro convidado anualmente no Convénio da Grande Loja de França;

A GLNP - Grande Loja dos Antigos Livres Maçons de Portugal é no mais o rosto de Portugal.

NÓS tomaremos posição digna contra todas as atrocidades à humanidade e à cidadania e às desigualdades sociais e seremos intransigentes contra o terrorismo e as sucessivas ameaças nucleares e ambientais.

O incêndio de Pedrógão Grande, neste Verão de 2017 e que provocou a morte de 64 pessoas e deixou mais de 200 pessoas feridas não nos pode deixar indiferentes não só pela dimensão desta tragédia com a perda de vidas humanas como também onde ficaram aldeias devastadas e extensas áreas de floresta que desapareceram e que apontam para mais de 50 mil hectares consumidos pelas chamas.

A GLNP - Grande Loja dos Antigos Livres Maçons de Portugal presta aqui a sua humilde homenagem e deixa expressa a sua solidariedade institucional a todos os cidadãos e cidadãs deste País e a todos os Bombeiros Portugueses que lutaram e deram o seu contributo na defesa de pessoas e bens afectados pelos incêndios ocorridos em Portugal.

Neste sentido vamos fazer um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas.

Cultivemos a Fraternidade nos nossos corações.

Cascais, 7 de Outubro de 2017

O X GRÃO-MESTRE,

MANUEL DÓRIA VILAR


| NEWS | MYFRATERNITY | MAÇONARIA | MASONIC PRESS AGENCY |


|| www.myfraternity.org ||

Veja o canal informativo oficial em www.myfraternity.org | A Equipa,

NO SEAS MASÓN

Três estrelas sobre três candelabros iluminam a loja

O QUE SE ENTENDE POR INICIAÇÃO MAÇÓNICA?, por Amando Hurtado

CERIMONIAL | SAUDAÇÕES HONORIFICAS | Grande Loja Nacional Portuguesa

Sociedade: "O Poder da Europa", por Álvaro Carva. | Congresso na Universidade de Aveiro e Instituto Político e Social em Espanha |

¡CUIDADO CON LOS INTÉRPRETES ! || UN “MAESTRO DEL SILENCIO”....

Maçonaria: - NOITE HISTÓRICA NA GUARDIÕES DA ARCA, Brasil

Mensagem do I Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho de Portugal (www.scdp.net)